Retornando às postagens no blog venho para deixar registrado meus primeiros contatos com o Linux. A versão escolhida para minha entrada no universo linux foi o Debian.
Instalei o sistema em meu laptop e durante a instalação tive problema em instalar a minha placa wifi. apareceu uma mensagem de erro dizendo que não conseguiu achar o arquivo de firmware rt73.bin portanto tive que conectar via cabo de rede para que a instalação buscasse os pacotes necessários mais atuais que existem no repositório.
Após instalar o sistema tentei instalar o editor de texto vim e não consegui pois ele ficava pedindo que eu inserisse o cd, resolvi editando o arquivo sources.list localizado no diretório /etc/apt/sources.list com a senha de root.
Comentei a seguinte linha inserindo o símbolo #:
# deb cdrom:[Debian GNU/Linux 7.4.0 _Wheezy_ - Official i386 DVD Binary-1 20140208-12:26]/ wheezy contrib main
Após isso salvei o arquivo e instalei o editor de texto vim com o comando aptitude install vim.
Em seguida consegui resolver o problema com o driver da minha placa wifi da seguinte forma:
1) Adicionei a seguinte linha ao arquivo sources.list já mencionado acima:
deb http://http.debian.net/debian/ wheezy main contrib non-free
2) Atualizei a lista de pacotes disponíveis e instalei o pacote do firmware ralink que estava faltando com o seguinte comando:
apt-get update && apt-get install firmware-ralink
Feito isso os drivers já estão atualizados bastando apenas procurar a rede conectar e digitar a chave de segurança já que eu uso a criptografia wpa2.
terça-feira, 22 de julho de 2014
Assinar:
Postar comentários (Atom)
4 comentários:
Tem como instalar o Debian sem os pacotes de atualização(instalação pura só sistema) e depois com calma instalar as atualizações uma por uma?
Tem sim amigo, basta saber o nome do pacote que quer atualizar manualmente. Você pode fazer isso pelo terminal ou no ambiente gráfico usando o aplicativo Synaptics.
Vlw, acabei de instalar. Instalei sem o modo gráfico para focar nos comandos.
Agora partir para assunto novo... Freenas.
Postar um comentário