quinta-feira, 24 de julho de 2014

Primeiros Contatos com o Linux Debian Wheezy 7.4.0 Parte 3

      Seguindo a ordem do curso que eu estou fazendo sobre linux (qualquer dia eu digo qual é o site do curso) andei estudando sobre o editor de texto vim, disponível na maioria das distribuições GNU/LINUX. Sobre esse editor o instrutor me deu a seguinte dica para melhorar o visual do editor e melhorar a convivência e ambientalização na programação:

 

Como não veio instalado nativamente no meu Debian, tive que instalar manualmente o Vim utilizando alguns comandos como usuário root:

aptitude update

Em seguida:

 aptitude install vim-full

Após isso, tudo estava funcionando ok. O próximo passo foi editar o arquivo de configuração do vim:  

vim /etc/vim/vimrc

Procurei a linha com a seguinte palavra (syntax on) e descomentei-a, desta forma:

"syntax on

Altere-a para:


syntax on
(tirando somente a " do início da palavra)

Outra dica foi ativar a numeração de linhas, boa dica para quem gosta de programar e achar rapidamente qual foi a linha de erro para correção. Basta acrescentar em qualquer parte do arquivo de configuração do vim a seguinte linha:


set nu

Se por um acaso o arquivo de configuração já tiver a linha anterior basta descomentar da mesma forma que descomentou a linha de ativação da sintaxe anteriormente.

E, para finalizar vamos mudar o esquema de cores para melhorar a visualização do texto em janelas de terminal com fundo escuro (default).

Basta acrescentar ou descomentar a linha abaixo.

De:

"set background=dark

Para:


set background=dark




Agora que concluimos com as dicas do editor Vim basta salvar as configurações do arquivo vimrc executando o seguinte comando no modo de comando, digite:

 :wq 

para salvar e sair do arquivo.

Nenhum comentário: