
Crise X Oportunidade
Muitas são as pessoas que só de ouvir falar em crise já se apavoram, a pergunta que eu me faço é: “O que fazer para fugir da crise?”. Antes de responder a essa pergunta lembro-me de um ideograma chinês que mostra como eles tratam desta questão. O ideograma da crise é o mesmo da oportunidade. Curioso, não?! Trata-se de uma sabedoria chinesa milenar. Ela nos diz que é preciso se preparar para a crise, pois quando ela chegar você terá acesso a muitas oportunidades de compra ou até mesmo de investimento barato. Por mais escondidos que estejam.
Eu como venho a cada dia aprendendo mais sobre o mercado acionário percebi que as oportunidades vêm surgindo de onde menos se espera. Preços de ações como Petrobrás, Vale, Gerdau e outras mais se desvalorizaram mais de 50% do que valiam antes da crise. Quem aplicava na bolsa sem estratégia teve sua carteira de investimentos bastante reduzida. Se essa pessoa se apavorou com a palavra crise e vendeu seus papéis tomou um prejuízo enorme.
Agora, quem tinha um “Plano B” para situações de crise soube esperar a crise chegar no “fundo do poço” e fazer com que a crise se tornasse oportunidade através de pequenos investimentos gradativos ou mesmo tentando achar o fundo do poço para voltar a investir.
Note que se a bolsa de valores já é um negócio de risco, em momentos de crise é a melhor hora de entrar, pois os riscos são reduzidos. Nessa crise os papéis que se desvalorizaram 50% têm um risco 50% menor.
Outro exemplo que pude tirar de quando a crise virou oportunidade foi na questão do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados). O Governo para incentivar o consumo e assim nos tirar da recessão reduziu o IPI e em alguns casos deixou de cobrá-lo. Quem estava juntando dinheiro para, por exemplo, trocar de carro, reformar a casa ou comprar móveis e eletrodomésticos para sua residência teve (e ainda está tendo) ótimas oportunidades de compra.
Imóveis também tem sido outra oportunidade de compra tendo o incentivo do Governo na redução do imposto devido e oferecendo crédito para famílias de classe média e baixa.
Quando nosso presidente (Lula) falou em rede nacional que para sairmos dessa crise deveríamos comprar, ele foi muito superficial já que não é simplesmente comprar. Temos que comprar nos favorecendo de oportunidades de comprar barato para que possamos reinvestir o valor que foi economizado com a compra e alavancar assim as vendas do mercado interno e não comprometer nosso orçamento doméstico.
Respondendo à pergunta do início, para fugir da crise (melhor dizendo, para transformar a crise em oportunidade) devemos:
- estar em dia com nosso orçamento;
- ter um fundo de reserva para usar nos momentos apertados;
- ter discernimento para avaliar e fazer as mudanças necessárias para ter uma nova vida;
- estudar sempre para ficar por dentro das tendências e das novas formas de investimento e dar um melhor foco no que é necessário para sempre prosperar;
Lembre-se também que o risco não é para ser evitado, e sim, administrado.
Victor E. S. Andrade
Nenhum comentário:
Postar um comentário